Hoje temos um assunto muito interessante, a Análise Preliminar de Perigo (APP) é uma metodologia indutiva estruturada para identificar os potenciais perigos decorrentes da instalação de novas unidades e sistemas ou da própria operação da planta que opera com materiais perigosos.
Aplicação de uma APP
O uso da APP ajuda a selecionar as áreas da instalação nas quais outras técnicas mais detalhadas de análise de riscos ou de contabilidade devam ser usadas posteriormente. A APP é precursora de outras análises.
A APP deve ser realizada por uma equipe estável, contendo entre cinco e oito pessoas. Dentre os membros da equipe deve-se dispor de um membro com experiência em segurança de instalações e pelo menos um que seja conhecedor do processo envolvido. É recomendável que a equipe tenha a composição, funções e atribuições específicas como indicadas no Quadro 2.
Quais as etapas de um APP?
A metodologia de APP compreende a execução das seguintes etapas:
- Definição dos objetivos e do escopo da análise;
- Definição das fronteiras do processo/ instalação analisada;
- Coleta de informações sobre a região, a instalação e os perigos envolvidos;
- Subdivisão do processo/ instalação em módulos de análise;
- Realização da APP propriamente dita (preenchimento da planilha);
- Elaboração das estatísticas dos cenários identificados por Categorias de Risco (freqüência e severidade);
- Análise dos resultados e preparação do relatório.
Exemplo
Clique na imagem para ver completa.
Frequência
De acordo com a metodologia da APP, os cenários de acidente devem ser classificados em categorias de freqüência, as quais fornecem uma indicação qualitativa da freqüência esperada de ocorrência para cada um dos cenários identificados. O Quadro 4 mostra as categorias de freqüências em uso atualmente para a realização de APP.
Severidade
O Quadro 5 mostra as categorias de severidade em uso atualmente para a realização de APP.
Nivel de Risco
Para estabelecer o nível de Risco, utiliza-se uma matriz, indicando a freqüência e a severidade dos eventos indesejáveis.
Finalmente, procede-se à análise dos resultados obtidos, listando-se as recomendações de medidas preventivas e/ ou mitigadoras pela equipe de APP. O passo final é a preparação do relatório da análise realizada.
Vantagens e Desvantagens
Técnica mais abrangente que checklist, informando as causas que ocasionaram a ocorrência de cada um dos eventos e as suas respectivas conseqüências, obtenção de uma avaliação qualitativa da severidade das conseqüências (Quadro 4) e freqüência (Quadro 5) de ocorrência do cenário de acidente e do risco associado: MATRIZ DE RISCO (Figura 1).
Desvantagem: requer um maior tempo para a execução de todo processo até o relatório final, necessitando de uma equipe com grande experiência em várias áreas de atuação como: processo, projeto, manutenção e segurança.
Para ajudar no seu trabalho e nas suas atividades, recomendamos um pendrive com 1974 documentos de SST organizados! => Clique aqui para acessar o Pendrive de Segurança do Trabalho 2018
Referência Bibliográfica: Professora Laís Alencar de Aguiar.
0 on: "APP - Análise Preliminar de Perigo"