-------120-----------------------------360-----------18

Arquivos

Botões Sociais

 

29 de janeiro de 2015

Riscos ambientais

 

Na Construção Civil enquadram-se os riscos físicos, químicos e biológicos, abrangendo ainda os riscos ergonômicos e os de acidentes. 


Riscos Ambientais
Riscos Físicos 
Consideram-se agentes de risco físico as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, calor, frio, pressão, umidade, radiações ionizantes e não-ionizantes, vibração e etc. 

Riscos Químicos 
Consideram-se agentes de risco químico os compostos, as substâncias ou produtos que possam penetrar no organismo do trabalhador pelas vias respiratórias, pele ou ingestão nas formas de poeiras, fumos, gases, neblinas, névoas ou vapores. 

Riscos Biológicos 
Consideram-se como agentes de risco biológico as bactérias,  vírus, fungos, parasitos, entre outros. 

Riscos Ergonômicos 
Qualquer fator que possa interferir nas características físicas e mentais do trabalhador, causando desconforto ou afetando sua saúde. São exemplos de risco ergonômico: levantamento de peso, ritmo excessivo de trabalho, monotonia, repetitividade, postura inadequada de trabalho, etc. 

Riscos de Acidentes 
Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação de risco e possa afetar sua integridade e seu bem-estar físico e mental. São exemplos de risco de acidente: as máquinas e equipamentos sem proteção, possibilidade de incêndio e explosão, falta de organização no ambiente, armazenamento inadequado, etc.

Quadro de Riscos
Riscos ambientais são aqueles causados por agentes físicos, químicos ou biológicos que, presentes nos ambientes de trabalho, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador em função de sua natureza, concentração, intensidade ou tempo de exposição.



Apresentação
Caso precise de um slide para apresentar, aqui está um:

Para ajudar no seu trabalho e nas suas atividades, recomendamos um pendrive com 1974 documentos de SST organizados! => Clique aqui para acessar o Pendrive de Segurança do Trabalho 2018

Sucesso a todos!


0 on: "Riscos ambientais"