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26 de janeiro de 2015

Riscos e medidas na impermeabilização

 

Depois de um bom tempo sem artigos, hoje venho com Riscos e medidas de controle na impermeabilização, fiquem confortáveis, apronte seu café e vamos a leitura.

NORMA: 18.17.4. Os serviços de aquecimento, transporte e aplicação de impermeabilizante a quente e a frio devem estar previstos no PCMAT e/ou no PPRA e atender  a NBR-9574 vigente.

A NBR 9574 – Execução de impermeabilização, estabelece os parâmetros de execução de 27 diferentes tipos de impermeabilização com os seguintes procedimentos:  
1 – Preparação do substrato  
2 – Aplicação do tipo de impermeabilização  
3 – Proteção do tipo de impermeabilização 

Para esta apresentação vamos expor os procedimentos de aplicação de mantas asfálticas com uso de colagem a frio, com uso  de maçarico a gás (GLP) e colagem a quente usando um aquecedor de asfalto.  
As mantas como produto devem  atender o desempenho  exigido na ABNT NBR 9952 – Mantas asfálticas para impermeabilização  
A impermeabilização como um sistema deve atender ao disposto na NBR 9575 – Impermeabilização – Seleção  e projeto. 

Riscos ipermeabilização

Maçarico  
Descrição: 
Ferramenta que, conectada a um botijão de gás GLP, executa a queima do gás  e proporciona uma chama de alta temperatura, regulável por meio de um gatilho.  
2. Utilização:  
É utilizado como ferramenta principal na aplicação de mantas asfálticas. 

Normas de segurança para uso do maçarico  
Ao conectar a válvula de segurança no botijão, certifique-se que não tenha  vazamentos de gás, usando espuma de sabão para verificação.  
• Após certificar-se que não há vazamentos na conexão do botijão, verifique as  condições da mangueira, examinando-a cuidadosamente para detectar possíveis  avarias que possam oferecer riscos de vazamentos de gás e provocar acidentes.  Proceda da seguinte maneira: coloque a mangueira em um recipiente  com água, abra a válvula do botijão submetendo a mangueira a pressão total.  
 Caso constate alguma anomalia, substitua a mesma por uma nova .  
• Certifique-se de que não há vazamento em nenhuma das conexões, tais como:  registro, gatilho etc.  
• Jamais coloque o botijão dentro de caixas d'água ou qualquer outro local fechado  quando estiver trabalhando com o maçarico nestes locais.   
 Não deixar o maçarico conectado ao botijão quando se ausentar do local de trabalho,  mesmo que seja por curto espaço de tempo.  
• Não usar o maçarico em ambiente fechado sem a colocação de ventilação forçada  para renovação do ar.  
 Caso contrário o ar interno perderá oxigênio, causando danos a saúde dos  funcionários que estejam trabalhando no local.  
• Usar sempre mangueira para alta pressão.  
• Nunca use fósforos ou isqueiros para verificar possíveis vazamentos de gás em  qualquer parte do equipamento. 
 Mantenha o maçarico e mangueiras sempre limpos para simplificar a inspeção  do equipamento.  
• Nunca use o maçarico com o botijão de gás deitado (fora da posição normal).  Este procedimento poderá provocar rompimento da mangueira e danos na válvula  de regulagem de pressão do equipamento.  
• Em dias muito frios poderá ocorrer congelamento do botijão depois de algumas  horas de uso.  
 É aconselhável trocar o botijão, deixando que o mesmo descongele naturalmente.  
 São necessários dois botijões na obra para não haver interrupção dos serviços. 
Riscos ipermeabilização


Medidas de segurança na área de trabalho 
Colocar o aquecedor de asfalto sobre superfície plana, travar uma das rodas com calço apropriado para evitar risco de tombamento ou deslocamento.  
• Conservar os botijões de gás a uma distância apropriada e num lugar seguro onde não possam virar ou serem danificados. • Tenha cuidado com materiais inflamáveis.  
• Sempre conserve um extintor à mão, na área de trabalho. • Nunca deixe o aquecedor de asfalto   sem supervisão enquanto estiver funcionando.  
• Sempre fechar a válvula de gás quando o supervisor se afastar por um tempo maior. • Quando abrir a válvula de 1½" para drenar a caldeira de asfalto, faça de forma lenta para evitar qualquer respingo.  
• Sempre usar roupas apropriadas e EPI’s: camisa de manga longa, calça comprida (algodão), calçado de segurança, luvas de raspa de couro com cano longo, óculos de segurança, capacete com protetor facial, avental longo de raspa de couro. 
Medidas de segurança na área de trabalho  
• Durante o funcionamento do aquecedor de asfalto, nunca deixe a tampa aberta depois de colocar o asfalto no recipiente interno. Isto pode causar autocombustão e o aquecedor de asfalto se incendiar.  
• Não segure ou movimente o aquecedor de asfalto enquanto ele estiver quente ou cheio de asfalto.  
• Em caso de incêndio, chame a brigada de incêndio; e em caso de acidente, chame a equipe de emergência.  
• Com auxílio de espuma feita com água e sabão, verifique regularmente se não há vazamento no regulador, queimador e em todas as válvulas.  
• Verifique regularmente se as mangueiras de borracha não estão gastas  e se estiverem, troque-as. 

Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) recomendados para operação do  aquecedor de asfalto  
Luvas de raspa de couro (cano longo);  
• Perneira de raspa;  
• Avental de raspa;  
• Protetor facial ou óculos de segurança com respirador PFF2;  
• Calçado de segurança, sem calço, com biqueira;  
• Capacete de segurança  
• Uniforme: Camisa manga longa e calça de algodão ( brim). 

Instruções Operacionais para o aquecedor de asfalto 
Conecte o regulador com o botijão de gás. Acenda o queimador com acendedor a gás. Coloque o queimador embaixo da caldeira no quadrado apropriado. Para que o aquecedor de asfalto funcione com alta produção, baixo consumo de gás e sem danificá-lo, é melhor conservar a chama baixa no início da operação, enquanto se coloca os primeiros blocos de asfalto.  
Quando o aquecedor de asfalto estiver com o fundo coberto completamente, pode-se aumentar a chama e continuar abastecendo com outros blocos de asfalto, mantendo o tubo (em forma de "T", que está dentro do equipamento), sempre coberto com asfalto. Quando o asfalto derretido for drenado através da válvula de 1½," pode-se reabastecer  com asfalto a ser derretido. Desta forma, poderá ter uma carga a cada 15 minutos.  
Não é necessário aquecer a válvula de 1½" para a remoção de asfalto que esteja bloqueando a passagem, porque os 5 queimadores, colocados embaixo do aquecedor de asfalto perto da válvula, conserva-o constantemente quente e evita esses inconvenientes. 
Aquecedor de asfalto

Manutenção e limpeza do aquecedor de asfalto  
Depois de usar o aquecedor de asfalto DEVE-SE retirar todo o material residual que possa estar dentro do equipamento.  
Primeiro tire a parte interna do aquecedor de asfalto , depois retire a tampa , tirando o pivô e a dobradiça e vire o aquecedor de asfalto  de cabeça para baixo.  Bata no fundo do  aquecedor de asfalto com martelo e remova o asfalto preso. Obs.. ( Efetuar essa operação enquanto o aquecedor de asfalto ainda estiver um pouco quente para facilitar a remoção do asfalto residual ).  
Se o aquecedor de asfalto  for limpo frequentemente, terá maior vida útil. Uma camada de asfalto queimado depositado no fundo do equipamento, aumenta o tempo de operação de cada carga, causa desperdício de gás, além de reduzir espaço  interno. Isso pode provocar, a longo prazo aquecimento do fundo da caldeira e danos ao metal (funde-se). 

4.3.13 Mantas asfálticas  
4.3.13.2 Aplicação do tipo de impermeabilização  
b) Aplicada com asfalto a quente  
Aquecer o asfalto de forma homogênea em equipamento adequado numa temperatura compreendida entre 180 °C a 220 °C para o asfalto sem a adição de polímeros e 160ºC a  180ºC para o asfalto com a adição de polímeros.  
Aplicar uma demão do asfalto aquecido na temperatura mínima de 160º, com o uso de meada de fios de juta, no substrato imprimado numa distância máxima de 1,00 m à frente da bobina. O asfalto deve ser aplicado no substrato e face inferior da bobina. Pressionar a manta do centro em direção às bordas, de forma a expulsar eventuais bolhas de ar.  As sobreposições devem ser de no mínimo 10 cm, executando o selamento das emendas através da aplicação de banho de asfalto, com o uso de meada de fios de juta, pressionando as emendas com roletes, espátulas ou colher de pedreiro de pontas arredondadas.  




Bibliografia: 
Eng. Civil MSc Marcos Storte 
NBR 9575
ABNT NBR 9952
NR 18.17.4



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