Todo grupo se forma a atender às necessidades individuais. Cada pessoa precisa se sentir incluída e valorizada, e ter senso de controle. Temos um senso de confronto quando estamos rodeados por aqueles que se preocupam conosco. Em grupo, recebemos o apoio emocional de que precisamos e quando nossos esforços são valorizados podemos enfrentar situações mais adversas, além de termos maiores possibilidades de crescimento e realização.
Para desenvolvermos um excelente trabalho em grupo, é necessário estarmos atentos à comunicação. A comunicação eficaz é fundamental, pois é por meio dela que teremos condição de planejarmos, organizamos, liderarmos e controlarmos as funções administrativas as quais somos sujeitos e que destinamos grande parte do nosso tempo.
Para uma perfeita comunicação, são necessários alguns elementos, conforme os seguintes:
TRANSMISSOR: É o que indica a comunicação. Numa organização, o transmissor será uma pessoa com necessidades, desejos ou informações e uma finalidade para comunicá-las a outras pessoas.
CODIFICAÇÃO: O transmissor codifica as informações a serem transmitidas traduzindo-as numa série de simbolo ou gestos. A codificação é necessária porque as informações só podem ser passadas de uma para outra pessoas por meio de representações ou símbolos.
MENSAGEM: É a forma física na qual o transmissor codifica as informações. A mensagem pode ser em qualquer forma que possa ser experimentada entendida por um ou mais dos sentidos do receptor.
CANAL: É o instrumento de transmissão, via circulação da mensagem, seja na fala ou na escrita.
DECODIFICAÇÃO: É o processo por meio do qual o receptor interpreta a mensagem ea traduz em informações que tenham sentido para ele. a decodificação e influenciada pela experiencia passada do receptor, por usa interpretações pessoais dos simbolos e gestos usados, por suas expectativas e pelo significado comum que compartilham com o transmissor.
FEEDBACK: Tem o setido inverso do processo de comunicação, no qual se expresta ua reação a comunicação do transmissor. Refere-se a uma comunicação a pessoa ou grupo,no sentido de oferecer informações sobre como a sua atuação está afetando outras pessoas. Neste aspecto, é necessário estabelecer uma relação de confiança recóproca para diminuir barreiras entre comunicador e receptor.
Fonte: Manual de Segurança do Trabalho
Sucesso a todos!
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